Passageiros não têm conseguido falar com empresas aéreas e cias de viagem. Órgão vem fazendo mediação
Procon-RJ está ajudando os consumidores a cancelar ou renegociar viagens ao exterior
O Procon-RJ está ajudando os consumidores a cancelar ou renegociar viagens ao exterior por causa do coronavírus. O Procon recebeu quase 300 reclamações nos últimos 15 de consumidores que vêm enfrentando dificuldades para entrar em contato com empresas aéreas e companhias de viagem. Por isso, agora o órgão organiza um mutirão para ajudar quem está nesta situação.
“A gente faria uma viagem para a China e Japão, embarcaríamos hoje e não conseguimos o reembolso”, disse a aposentada Marília Alvarenga, aposentada, que teve que apelar ao Procon já que não conseguiu resolver por outros meios.
Desde a quinta-feira (12), o mutirão recebeu mais de 80 pessoas e 90% conseguiu fechar acordo. Passageiros com destinos como Irã, Itália e China estão conseguindo reaver reembolso de 100% da passagem.
“Se a empresa cancelar o voo, o consumidor tem direito à restituição integral ou à reacomodação em outro voo ou até em receber em crédito para fazer uma viagem mais à frente em um momento oportuno. No caso da Itália, a gente entende que o consumidor venha cancelar a passagem aérea independentemente da empresa e a multa nesses casos é considerada abusiva”, disse um agente do Procon. A regra também se aplica à China e Irã.
FONTE: G1